Ashes and Snow é não só o título desta página, como também o nome de um projecto continuado do autor que resultou numa exposição de fotografia, que vai correr mundo, e nesta versão online da mostra.
O site inclui ainda uma obra ficcional composta por 365 cartas que um homem teoricamente escreveu à sua mulher enquanto esteve ausente numa viagem que durou um ano.
Vale a pena passar os olhos por estas imagens e deixar-se contagiar pela calma, harmonia e beleza que delas emana. Algumas das fotos em tons de sépia que aqui encontra - que na sua versão analógica foram impressas em papel artesanal japonês - são verdadeiramente assombrosas. Isto aliado à banda sonora... hummm! Divino!
E se te passar pela cabeça que é tudo mérito do Photoshop ou de outro programa de edição de imagem, desengana-te. Ao contrário do que possa parecer, nenhuma das mais de 100 fotos foi alterada ou melhorada digitalmente. As únicas "armas" tecnológicas que aqui encontramos são as inerentes à fotografia e à arte de quem está por detrás da câmara (há videos que comprovam a autenticidade das fotos).
O trabalho de Colbert tem recebido louvores, mas também algumas críticas, havendo quem se refira à sua exposição como um acto de glorificação circense que pretende ser zen, com imagens "orquestradas", e lhe aponte o dedo por usar animais domesticados para passar uma mensagem de coexistência pacífica entre homens e animais... enfim, na minha humilde opinião estes comentários têm a chamada dor de cotovelo como fundamento.
Assim sendo, resta-me sugerir aos meus queridos sobrinhos que entrem, visitem a "exposição" e formem o seu próprio juízo.
Neste site encontram ainda informação acerca dos locais onde a mostra estará patente, sobre os apoios com que o fotógrafo contou e uma loja online para o caso de quererem encomendar alguma recordação.
the whales do not sing because they have an anwser, but because they have a soul...
Ainda bem que existes :-) Fotografias espectaculares... por falar em fotografias!!! :-P
ResponderEliminarfotógrafo formidavel,
ResponderEliminarsoberbo.
bom fds cara tia.
mto boas fotos Tia! Tu tratas-nos bem sem duvida ;) hehehe... inté ao proximo poost!
ResponderEliminarEspectacular! Obrigado pela partilha ;)
ResponderEliminarOlá! Posso chamá-la tia tb? Pergunto porque é a minha 1ª visita e fiquei completamente rendida ao seu encanto. Adorei as imagens e as palavras são sábias...refiro-me além de outras à mensagem para o Sr. Luandino Vieira que me lavou a alma. Gostaria de receber a sua visita o k seria para mim uma honra e uma distinção agradecida e apreciada pois como tal poderei ambicionar a ser mais uma das suas sobrinhas. Deixo-lhe um grande beijinho e os parabéns sinceros pelo seu blog k está um espectáculo e desejo-lhe um Domimgo abençoado.
ResponderEliminarSou eu outra vez! Peço desculpa pelo erro na palavra Domingo e levei o seu link posso não posso Tia Cremilde. Mais um bj
ResponderEliminarHá uma foto dele com elefantes... linda!
ResponderEliminarE porque é que seja o que for que uma criatura faça, haverá sempre alguém para desfazer? Dizem que a crítica é a única arma que sobra a quem não sabe fazer... Eu também adorei, as imagens enchem-me de paz. Beijinhos e espero que a tia já tenha recuperado de tanto abanar o capacete.
ResponderEliminarOlá Tia Cremilde! É com alegria k me junto à família e com mta admiração k acrescento k fiquei extremamente contente com o seu comentário k transborda de vivacidade e alegria. Mto obrigado por me abrir os braços e me "adoptar" eu ñ a desiludirei. Um grande beijo e um Domingo cheio de coisas boas. Vou ver se sigo o seu exemplo e se me consigo portar bem (mas isso ñ prometo!)
ResponderEliminarRealmente as fotos são ESPECTACULARES!!!! Mas lá está, se não fosse a Tia Duda, não saberiamos da existência desse fotógrafo....
ResponderEliminarTia como é logo?!?! Sempre vai poder jantar ou vais estar OCUPADÍSSIMA a preparar as aulas de catequese!?!?!
Beijo ;) inté
Vou lá de seguida. Adoro fotografias, especialmente as mais antigas.
ResponderEliminarBeijinhos, tia!
Tia Mil
ResponderEliminarRaras vezes tenho dor de cotovelo mas desta vez tive uma muito grande...
Magníficos olhares os de Gregory Colbert!
A si tia, muito obrigada por me levar a sentir a bendita dor.
~*Um beijo*~
deveras interessante tia:)
ResponderEliminarTambém tenho isto lá em casa...:)
ResponderEliminarAs fotos são lindissimas!
Simplesmente tocante ... de tão belo que é!
ResponderEliminar