A FENPROF agendou uma greve para o dia de hoje. Coincidência, ou não, é o dia logo a seguir ao feriado municipal (Dia de Santo António) que calha a uma terça-feira o que indicia uma “ponte” na segunda-feira. Curiosamente, o dia a seguir (amanhã portanto), o 15 de Junho, é feriado nacional (Dia de Corpo de Deus). Trata-se de um feriado religioso mas, segundo consta, não existe objecção de consciência por parte dos ateus e dos agnósticos a que ele exista tal qual como está. Como este dia 15 é uma quinta-feira, o melhor é fazer ponte no dia a seguir, ou seja na sexta-feira. Assim temos os professores que aderirem à greve em Lisboa com uma semaninha a mais nas suas merecidas férias.
A FENPROF tinha com toda a certeza outros dias para fazer a greve, mas fê-la num dia entalado entre feriados. Ora aqui está um bom exemplo do chamado "tiro no pé" do sindicalismo em Portugal... e a opinião pública não perdoa. Começo a achar que a fofa da Ministra tem razão. Se calhar há profissionais do ensino que se estão nas tintas para o trabalho.
A ideia que vai ficar da greve é que os sindicalistas arranjaram aqui um pretexto para mandar uns milhares de professores para “férias”, uns mais do que outros... segundo consta apenas 2000 se manifestavam no alto do parque Eduardo VII há cerca de meia-hora. O resto da malta que aderente deve estar neste momento a coçá-la (a micose) bem longe dali e das escolas.
Mesmo assim a FENPROF virá dizer que a greve foi um sucesso porque teve uma grande adesão. Talvez até seja um sucesso mas a opinião do resto dos portugueses sobre estes senhores insistem em representar os professores ficará seriamente abalada.
Já para não falarmos nas reuniões de avaliação e de conselho pedagógico que neste momento decorrem nas escolas portuguesas. O meu pequeno está neste preciso momento numa dessas...Férias? Há-de tê-las, mas é só para o final do mês! Como vês, também há professores que trabalham e dignificam a classe, contrapondo com os restantes coçadores de micose!
ResponderEliminarHave a nice holiday
Eu trabalhei hoje... a minha greve só poderia prejudicar os alunos e nunca a ministra... É preciso arranjar outras formas de luta e quando estas não se encontram não podemos cair no ridículo!!! Greves estrategicamente marcadas à sexta feira, ou entre feriados... depois não querem ouvir as críticas da opinião pública...
ResponderEliminarParece que a escolha da data tem a ver com o atraso da Sôdona Milu em publicar não sei o quê que devia ter sido em Março e afinal só foi em Maio e com as globais e não sei o que mais só podia mesmo ser hoje, explicou o sr da FENPROF hoje às 7 da matina no telejornal matinal da 1. Ele, pelo menos, levantou-se cedinho, 'tava em directo... Beijinhos, Tia
ResponderEliminarTambém nunca concordei que a greve fosse neste dia! A expressão é mesmo essa: "Um tiro no pé"!
ResponderEliminarBeijinhos
Carissima tiazinha!
ResponderEliminarÁ mulher de César não basta ser séria...!
Ficaram muito mal na fotografia quando eventualmente mereciam todo o destaque!
Saudações!
Estou de acordo com les a manifestarem se e a reclamarem e tudo e tudo, agora fazerem greve no meio de dois feriados, só podemos mesmo dizer que o fizeram para ter uns dias a amis de descanso... Enfim!!! Reclamam reclamam mas não sabem fazer as coisas.
ResponderEliminarAinda ontem comentava isso mesmo com a minha cara metade.
ResponderEliminarEu não teria dito melhor...
Totalmente de acordo.
Estou completamente de acordo - com estas e outras perde-se a credibilidade e se havia alguma mensagem de melhoria do sistema educativo e das condições de trabalho dos professores, não passou...
ResponderEliminarsó mesmo a das mini-férias que a tia apontou lol