Publipt! Clique Aqui!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Jogging vs "cambalhota"

Já toda a gente sabe que o exercício físico é excelente para a saúde e blábláblá... outros defendem igualmente que a ter de perder calorias e suar, que seja na "palhaçada"... eu usaria o termo "queca" mas é capaz de não ficar lá muito bem para uma senhora da minha idade usar vocabulário desse nível.
Na falta de coisa mais produtiva para fazer (como se a pilha de folhas/relatórios/e afins que acampa na minha secretária não me disesse nada) resolvi pensar sobre o assunto e, baseado unicamente no bom senso e não no conhecimento empírico (uma vez que experiência na matéria da "cambalhota" nem é pouca... é mesmo nenhuma), cá vai disto:

Jogging vs "palhaçada" (a.k.a. cambalhota, "brincadeira", "dar o stick", dar uma, "afogar o ganso"...). Ora vejamos:

1) Quando corre, na maioria das vezes, vai sozinho. Se vai com alguém acaba querendo correr mais rápido que o outro. Na "palhaçada" não, procura sempre chegar "à meta" ao mesmo tempo. Portanto, exercício por exercício mais vale dar uma... fomenta o trabalho em equipa e previne o egoísmo.
2) Para correr convém comprar um equipamento adequado, o que normalmente dá cabo do orçamento... ele é nikes e adidas e pumas... e quando dá por ela...
Para "afogar o ganso" basta tirar a roupa que traz vestida. Como naturalmente percebe, dar uma fomenta a poupança e diminui o consumismo.

3) Para correr tem de se levantar da cama. Para "dar o stick" não. Portanto, dar uma permite fazer exercício onde melhor se está.
4) Correr exige um grande esforço e dá pouco prazer. "Cambalhotas" dão um enorme prazer e ninguém se interessa se o esforço é intenso ou não.
Assim, dar uma, permite rentabilizar ao máximo o esforço aplicado.
5) Depois de correr acaba esgotado e com dores nos joelhos e nas pernas. Ao contrário, depois de uma(s) bem dada(s), fica com um sorriso de orelha a orelha (é preciso é que seja bem dada). Fica claro que, entre a corridinha e dar uma, é nesta última que descobrimos a alegría de viver .
6) Se o convidam para correr, quase nunca vai... há sempre uma desculpa para se cortar. Agora se o convidam para umas "brincadeiras"... ahhhhhhhh... poizé. Sai disparado para não chegar atrasado. Obviamente, dar uma aumenta a pontualidade.
Finalmente 7) Normalmente depois de uma corrida não apetece repeti-la... uma basta. Já no que ao "dar o stick" diz respeito, pode não haver sempre condições logísticas no instante seguinte, mas é capaz de apetecer repetir assim que se retomarem os condicionalismos técnicos... (ou não). De qualquer modo é no "dar uma" que se verifica o verdadeiro interesse por aquilo que se faz, contribuindo para fomentar o valor da perseverança.

Dúvidas, há?
Depois não me venham dizer que não vos ensino nada...

9 disseram à tia:

Anónimo disse...
13 novembro, 2007 18:56  

Jogging Vs Palhaçada??? Isso nem se compara! Só faço jogging para chegar mais cedo à palhaçada!

Atlantys disse...
13 novembro, 2007 21:29  

Deve ser por estes motivos que correr sempre foi (e É!!!) contra a minha religião =D
Beijoka Tiazoca =)***

S. disse...
13 novembro, 2007 21:29  

Devidamente fundamentadas a óbvia supremacia do dar uma sobre o jogging!!! Todos os argumentos são válidos. Se bem que às vezes também é bom quando se dá uma a correr... Don't you agree?!

Sabina disse...
14 novembro, 2007 00:38  

LLLOOOLLL

Isto está muito bem escrito para quem não tem nenhuma, nenhuma experiência :-)

Eu estou ali como a anónimo, só faço jogging para chegar mais rapido à palhaçada.

Adorei o blog.

Merchi disse...
14 novembro, 2007 00:58  

... posto assim ... que f/%/$ o jogging e que venha a PALHACADAAAAA ...

Formiguinha disse...
14 novembro, 2007 11:37  

Tia!

Palhaçada, palhaçada e mais palhaçada.

Bêjos

Rute disse...
14 novembro, 2007 16:01  

Sim tia! Palhaçada está no poder!!!

Mas isto é um ciclo vicioso!

Ora veja: Palhaçada faz-nos sentir bem, criamos mais ATP que tem de ser gasto, faz-se jogging, o jogging ou desporto aumenta a queda para a palhaçada, e quando fazemos jogging a palhaçada aumenta de qualidade. Ou seja, queremos mais!!!

AJO disse...
14 novembro, 2007 17:44  

Caramba a tia entende mesmo destas coisas... nem me atrevo a dizer mais nada...
BJS

Pedro Espírito Santo disse...
15 novembro, 2007 18:00  

Pois, mas enquanto uns podem coiso, outros contentam-se com o jogging... quem phode, phode, ah poizé !

Hoje o ginásio não me deixará pensar que preferiria estar a desenvolver todas essas capacidades... mas terei de me satisfazer com o rpm, bah !

Enviar um comentário