Publipt! Clique Aqui!

sábado, 27 de maio de 2006

Por influência de Tia Duda

Para o fim de semana, Tia Cremilde sugere uma visita até ao site do fotógrafo Gregory Colbert que, ao longo de 14 anos, visitou por mais de 30 vezes a Índia, o Egipto, o Sri Lanka, a Namíbia, o Quénia, a Antárctida e até mesmo os Açores (as baleias das fotos deste rapaz são açorianas), entre outras partes do mundo.
Ashes and Snow é não só o título desta página, como também o nome de um projecto continuado do autor que resultou numa exposição de fotografia, que vai correr mundo, e nesta versão online da mostra.
O site inclui ainda uma obra ficcional composta por 365 cartas que um homem teoricamente escreveu à sua mulher enquanto esteve ausente numa viagem que durou um ano.
Vale a pena passar os olhos por estas imagens e deixar-se contagiar pela calma, harmonia e beleza que delas emana. Algumas das fotos em tons de sépia que aqui encontra - que na sua versão analógica foram impressas em papel artesanal japonês - são verdadeiramente assombrosas. Isto aliado à banda sonora... hummm! Divino!
E se te passar pela cabeça que é tudo mérito do Photoshop ou de outro programa de edição de imagem, desengana-te. Ao contrário do que possa parecer, nenhuma das mais de 100 fotos foi alterada ou melhorada digitalmente. As únicas "armas" tecnológicas que aqui encontramos são as inerentes à fotografia e à arte de quem está por detrás da câmara (há videos que comprovam a autenticidade das fotos).
O trabalho de Colbert tem recebido louvores, mas também algumas críticas, havendo quem se refira à sua exposição como um acto de glorificação circense que pretende ser zen, com imagens "orquestradas", e lhe aponte o dedo por usar animais domesticados para passar uma mensagem de coexistência pacífica entre homens e animais... enfim, na minha humilde opinião estes comentários têm a chamada dor de cotovelo como fundamento.
Assim sendo, resta-me sugerir aos meus queridos sobrinhos que entrem, visitem a "exposição" e formem o seu próprio juízo.
Neste site encontram ainda informação acerca dos locais onde a mostra estará patente, sobre os apoios com que o fotógrafo contou e uma loja online para o caso de quererem encomendar alguma recordação.


the whales do not sing because they have an anwser, but because they have a soul...

15 disseram à tia:

.:GM:. disse...
27 maio, 2006 14:27  

Ainda bem que existes :-) Fotografias espectaculares... por falar em fotografias!!! :-P

Anónimo disse...
27 maio, 2006 14:28  

fotógrafo formidavel,
soberbo.
bom fds cara tia.

JP disse...
27 maio, 2006 15:26  

mto boas fotos Tia! Tu tratas-nos bem sem duvida ;) hehehe... inté ao proximo poost!

Nunovsky disse...
27 maio, 2006 17:19  

Espectacular! Obrigado pela partilha ;)

Anónimo disse...
27 maio, 2006 21:07  

Olá! Posso chamá-la tia tb? Pergunto porque é a minha 1ª visita e fiquei completamente rendida ao seu encanto. Adorei as imagens e as palavras são sábias...refiro-me além de outras à mensagem para o Sr. Luandino Vieira que me lavou a alma. Gostaria de receber a sua visita o k seria para mim uma honra e uma distinção agradecida e apreciada pois como tal poderei ambicionar a ser mais uma das suas sobrinhas. Deixo-lhe um grande beijinho e os parabéns sinceros pelo seu blog k está um espectáculo e desejo-lhe um Domimgo abençoado.

Anónimo disse...
27 maio, 2006 21:09  

Sou eu outra vez! Peço desculpa pelo erro na palavra Domingo e levei o seu link posso não posso Tia Cremilde. Mais um bj

CS disse...
27 maio, 2006 21:22  

Há uma foto dele com elefantes... linda!

125_azul disse...
27 maio, 2006 23:42  

E porque é que seja o que for que uma criatura faça, haverá sempre alguém para desfazer? Dizem que a crítica é a única arma que sobra a quem não sabe fazer... Eu também adorei, as imagens enchem-me de paz. Beijinhos e espero que a tia já tenha recuperado de tanto abanar o capacete.

Anónimo disse...
28 maio, 2006 10:03  

Olá Tia Cremilde! É com alegria k me junto à família e com mta admiração k acrescento k fiquei extremamente contente com o seu comentário k transborda de vivacidade e alegria. Mto obrigado por me abrir os braços e me "adoptar" eu ñ a desiludirei. Um grande beijo e um Domingo cheio de coisas boas. Vou ver se sigo o seu exemplo e se me consigo portar bem (mas isso ñ prometo!)

"A Sogra" disse...
28 maio, 2006 11:34  

Realmente as fotos são ESPECTACULARES!!!! Mas lá está, se não fosse a Tia Duda, não saberiamos da existência desse fotógrafo....
Tia como é logo?!?! Sempre vai poder jantar ou vais estar OCUPADÍSSIMA a preparar as aulas de catequese!?!?!
Beijo ;) inté

Clotilde S. disse...
28 maio, 2006 11:37  

Vou lá de seguida. Adoro fotografias, especialmente as mais antigas.
Beijinhos, tia!

Rosmaninho disse...
28 maio, 2006 11:49  

Tia Mil

Raras vezes tenho dor de cotovelo mas desta vez tive uma muito grande...

Magníficos olhares os de Gregory Colbert!

A si tia, muito obrigada por me levar a sentir a bendita dor.
~*Um beijo*~

Casemiro dos Plásticos disse...
29 maio, 2006 00:24  

deveras interessante tia:)

Unknown disse...
30 maio, 2006 14:33  

Também tenho isto lá em casa...:)
As fotos são lindissimas!

Serenity disse...
18 agosto, 2006 18:01  

Simplesmente tocante ... de tão belo que é!

Enviar um comentário