sábado, 27 de maio de 2006

Por influência de Tia Duda

Para o fim de semana, Tia Cremilde sugere uma visita até ao site do fotógrafo Gregory Colbert que, ao longo de 14 anos, visitou por mais de 30 vezes a Índia, o Egipto, o Sri Lanka, a Namíbia, o Quénia, a Antárctida e até mesmo os Açores (as baleias das fotos deste rapaz são açorianas), entre outras partes do mundo.
Ashes and Snow é não só o título desta página, como também o nome de um projecto continuado do autor que resultou numa exposição de fotografia, que vai correr mundo, e nesta versão online da mostra.
O site inclui ainda uma obra ficcional composta por 365 cartas que um homem teoricamente escreveu à sua mulher enquanto esteve ausente numa viagem que durou um ano.
Vale a pena passar os olhos por estas imagens e deixar-se contagiar pela calma, harmonia e beleza que delas emana. Algumas das fotos em tons de sépia que aqui encontra - que na sua versão analógica foram impressas em papel artesanal japonês - são verdadeiramente assombrosas. Isto aliado à banda sonora... hummm! Divino!
E se te passar pela cabeça que é tudo mérito do Photoshop ou de outro programa de edição de imagem, desengana-te. Ao contrário do que possa parecer, nenhuma das mais de 100 fotos foi alterada ou melhorada digitalmente. As únicas "armas" tecnológicas que aqui encontramos são as inerentes à fotografia e à arte de quem está por detrás da câmara (há videos que comprovam a autenticidade das fotos).
O trabalho de Colbert tem recebido louvores, mas também algumas críticas, havendo quem se refira à sua exposição como um acto de glorificação circense que pretende ser zen, com imagens "orquestradas", e lhe aponte o dedo por usar animais domesticados para passar uma mensagem de coexistência pacífica entre homens e animais... enfim, na minha humilde opinião estes comentários têm a chamada dor de cotovelo como fundamento.
Assim sendo, resta-me sugerir aos meus queridos sobrinhos que entrem, visitem a "exposição" e formem o seu próprio juízo.
Neste site encontram ainda informação acerca dos locais onde a mostra estará patente, sobre os apoios com que o fotógrafo contou e uma loja online para o caso de quererem encomendar alguma recordação.


the whales do not sing because they have an anwser, but because they have a soul...

17 disseram à tia:

GM disse...
27 maio, 2006 14:27  

Ainda bem que existes :-) Fotografias espectaculares... por falar em fotografias!!! :-P

Fontez disse...
27 maio, 2006 14:28  

fotógrafo formidavel,
soberbo.
bom fds cara tia.

Joaoputo disse...
27 maio, 2006 15:26  

mto boas fotos Tia! Tu tratas-nos bem sem duvida ;) hehehe... inté ao proximo poost!

jorgesteves disse...
27 maio, 2006 16:29  

Há uns anos que sigo o 'rasto' deste Mestre (coisas da minha mancebia com a Fotografia...). De facto ele é assombroso e um Mestre de extraordinária sensibilidade. A última compilação que lhe conheço é de uma recente (2005) 'peregrinação' à Terra do Fogo e achei-a excepcional! Quanto ao facto dos seus trabalhos terem ou não acabamento em Photoshop ou outro software de imagem isso é irrelevante, especialmente agora que a maioria dos fotografos usa um sistema de gravação de imagem que, obrigatoriamente, passa por ser concluído em computador (aliás como aquando da fotografia em rolo de filme que, depois do filme impresso havia que, no laboratório, proceder à revelação, fixação e impressão da imagem). Como diz a tia, e bem, coisas do cotovelo...
bom fim-de-semana!
jorgesteves

Nunovsky disse...
27 maio, 2006 17:19  

Espectacular! Obrigado pela partilha ;)

Sindarin disse...
27 maio, 2006 21:07  

Olá! Posso chamá-la tia tb? Pergunto porque é a minha 1ª visita e fiquei completamente rendida ao seu encanto. Adorei as imagens e as palavras são sábias...refiro-me além de outras à mensagem para o Sr. Luandino Vieira que me lavou a alma. Gostaria de receber a sua visita o k seria para mim uma honra e uma distinção agradecida e apreciada pois como tal poderei ambicionar a ser mais uma das suas sobrinhas. Deixo-lhe um grande beijinho e os parabéns sinceros pelo seu blog k está um espectáculo e desejo-lhe um Domimgo abençoado.

Sindarin disse...
27 maio, 2006 21:09  

Sou eu outra vez! Peço desculpa pelo erro na palavra Domingo e levei o seu link posso não posso Tia Cremilde. Mais um bj

Maria Pedro disse...
27 maio, 2006 21:22  

Há uma foto dele com elefantes... linda!

125_azul disse...
27 maio, 2006 23:42  

E porque é que seja o que for que uma criatura faça, haverá sempre alguém para desfazer? Dizem que a crítica é a única arma que sobra a quem não sabe fazer... Eu também adorei, as imagens enchem-me de paz. Beijinhos e espero que a tia já tenha recuperado de tanto abanar o capacete.

Sindarin disse...
28 maio, 2006 10:03  

Olá Tia Cremilde! É com alegria k me junto à família e com mta admiração k acrescento k fiquei extremamente contente com o seu comentário k transborda de vivacidade e alegria. Mto obrigado por me abrir os braços e me "adoptar" eu ñ a desiludirei. Um grande beijo e um Domingo cheio de coisas boas. Vou ver se sigo o seu exemplo e se me consigo portar bem (mas isso ñ prometo!)

"A Sogra" disse...
28 maio, 2006 11:34  

Realmente as fotos são ESPECTACULARES!!!! Mas lá está, se não fosse a Tia Duda, não saberiamos da existência desse fotógrafo....
Tia como é logo?!?! Sempre vai poder jantar ou vais estar OCUPADÍSSIMA a preparar as aulas de catequese!?!?!
Beijo ;) inté

canela_e_jasmim disse...
28 maio, 2006 11:37  

Vou lá de seguida. Adoro fotografias, especialmente as mais antigas.
Beijinhos, tia!

Rosmaninho disse...
28 maio, 2006 11:49  

Tia Mil

Raras vezes tenho dor de cotovelo mas desta vez tive uma muito grande...

Magníficos olhares os de Gregory Colbert!

A si tia, muito obrigada por me levar a sentir a bendita dor.
~*Um beijo*~

Casemiro dos Plásticos disse...
29 maio, 2006 00:24  

deveras interessante tia:)

Cruzeiro disse...
30 maio, 2006 14:33  

Também tenho isto lá em casa...:)
As fotos são lindissimas!

Serenity disse...
18 agosto, 2006 18:01  

Simplesmente tocante ... de tão belo que é!

Enviar um comentário